Dia Internacional da Solidariedade Humana

 Hoje celebramos Dia Internacional da Solidariedade Humana. Algo que vai acontecendo cada vez menos é o instinto de unidade dos seres humanos, de sabermos e entendermos que precisamos agora e precisaremos sempre uns dos outros. A nossa sobrevivência enquanto espécie depende da nossa capacidade de vivermos como um só.

Somos solidários quando ajudamos outro semelhante e não esperamos que nos seja dado nada em troca. Esse é o ato solidário. 

No nosso continuo processo evolutivo, estamos cada vez mais, tornando-nos em seres extremamente individuais, com ligações superficiais e débeis. Substituímos a proximidade real pela proximidade digital. O investimento de tempo e energia, que é o principal medidor de amizade real e de real valor para com os nossos entes queridos vai-se tornando menor.

Hoje usamos a tecnologia para substituir a nossa presença pela Pandemia que chegou até nós, mas já antes da Pandemia a nossa proximidade tinha na tecnologia do telefone, do computador, do tablet e de outros meios digitais, a ponte para o mundo, quando a ponte para o mundo deveria ser feita por nós.

Não quisemos deixar de celebrar este Dia, através deste post singelo e enaltecer todos os que de forma altruísta por este mundo fora, colocam o seu tempo, e valores à disposição de todos nós.


Dia Internacional da Solidariedade Humana